A minha mesa de café, o meu banco de jardim, o meu muro de lamentações, a minha varanda para o mundo

terça-feira, 12 de abril de 2011

O Sr Carlos

O álcool produz dependência tanto psicológica como física. O alcoolismo geralmente interfere com a capacidade de se relacionar e de trabalhar e determina muitos comportamentos destrutivos. Os alcoólicos costumam estar intoxicados diariamente. A embriaguez pode alterar as relações familiares e sociais e provoca frequentemente divórcios. O absentismo extremo ao trabalho pode conduzir ao desemprego. Os alcoólicos frequentemente não conseguem controlar o seu comportamento, tendem a conduzir veículos tendo bebido e sofrem lesões físicas por quedas, brigas ou acidentes automobilísticos. Alguns alcoólicos podem também tornar-se violentos.

Causas

A causa do alcoolismo é desconhecida, mas o consumo de álcool não é o único factor. Aproximadamente 10 % das pessoas que bebem álcool tornam-se alcoólicas. Os familiares consanguíneos dos alcoólicos têm uma incidência mais alta de alcoolismo do que a população em geral. O alcoolismo tem também mais probabilidades de se desenvolver nos filhos biológicos dos alcoólicos do que nos adoptados, o que sugere que o alcoolismo implica um defeito genético ou bioquímico. Algumas investigações sugerem que as pessoas em risco de ser alcoólicas se embriagam com menos facilidade do que os não alcoólicos; isto quer dizer que os seus cérebros são menos sensíveis aos efeitos do álcool.
Para além de um possível defeito genético, existe um certo substrato e traços de personalidade que podem predispor uma pessoa para o alcoolismo. Os alcoólicos geralmente provêm de famílias desfeitas e as relações com os pais estão frequentemente alteradas. Os alcoólicos tendem a sentir-se isolados, sós, tímidos, deprimidos ou hostis. Podem exibir comportamentos autodestrutivos e ser sexualmente imaturos. Contudo, o abuso e a dependência do álcool são tão frequentes que os alcoólicos podem encontrar-se entre as pessoas com qualquer tipo de personalidade.


Fiz esta pesquisa, depois de hoje de manhã, ao dirigir-me, apressada, para a paragem do autocarro ter encontrado o Sr Carlos, um utente da S. Social , que acompanhei durante algum tempo.
O Sr Carlos é alcoólico há muitos anos e por muito que tentasse não consegui nunca integra-lo numa unidade de recuperação e que ai se mantivesse , sequer por uma semana.
Chegava , absurdamente embriagado, arrastando as palavras, numa dificuldade óbvia, cada vez mais magro e mal vestido, na demanda de qualquer pretensão que lhe permitisse melhorar a sua misérrima qualidade de vida.
Hoje, quis saber como estava,para la das evidencias.Não me reconheceu , a principio,(talvez pelos meus óculos de sol ) depois la foi dizendo, na resposta a minha pergunta que lhe cortaram o RSI, -o Sr Carlos não comparece às negociações do Programa de Inserção porque o Álcool não o deixa- e o sistema é cego.
Há que cortar!
Ha muito que deveria estar reformado por Invalidez pois o alcoolismo é uma doença.
Os filhos não querem saber de semelhante pai, que se arrasta como um vadio,pelas ruas da Cidade, depois de ter sido chefe no Lima 5 .Pobre senhor Carlos!
Pediu algum dinheiro para comer. Ainda lhe respondi, com uma fingida rispidez: Veja la se é para beber Sr Carlos! mas garantiu-me, jurou a pé junto, que só bebia agua!!:)E eu ri para mim!
La foi, e eu fiquei parada, já na paragem de autocarro a vê-lo entrar na frutaria de onde saiu quase logo, a meter na boca uma peça de fruta, com os dedos juntinhos. e depois afastava-a e olhava para ela.
Como me senti , envergonhada, do misero Euro que lhe dei,quando sou capaz de gastar 20 numa futilidade qualquer...

Sem comentários:

Enviar um comentário