A minha mesa de café, o meu banco de jardim, o meu muro de lamentações, a minha varanda para o mundo

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A mulher e o trabalho

É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem.Sómente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.

Simone de Beauvoir.


Segunda-feira de manhã, preciso de tudo ,de todas as citações , de tudo o que me encoraje , me dê força e ânimo para mais uma semana de trabalho.
Custa-me a mexer o corpo, o cérebro parece embotado e nem um sol magnifico me alicia a meter mãos ao trabalho. Alias,depois de ter passado a minha tarde de domingo a apanhar o 1º sol "de corpo inteiro", que fez as minhas delicias, direi mesmo que pelo contrario.
Logo, ao ver este sol, o que me apetece é fazer tudo menos permanecer na sombra e quietude de um gabinete de trabalho.

Falemos,então,um pouco, da distancia que nos separa ainda dos nossos parceiros:
Ela existe ou não?

A Convenção Nº 111 da O.I.T – Organização Internacional do Trabalho,
considera que a discriminação constitui uma violação dos direitos enunciados na
Declaração Universal dos Direitos Humanos. Diz ainda, que discriminação compreende
qualquer outra distinção, exclusão ou preferência que tenha por efeito anular ou reduzir a igualdade de oportunidade ou tratamento no emprego ou profissão.

Sobre isto pouco há a dizer. Alem do mais, a distancia que me/nos separa dos homens, parece manter-se.
São, sobejamente, conhecidos pela maioria, os critérios de selecção de Bancos, e um sem-numero de empresas que exige que a mulher assine um contrato com uma clausula que lhe proibe engravidar.

Continua-se a perguntar : Igualdade? Que igualdade?

Em artigo de 9/03/2011, Clarissa Silva Ribeiro, advogada brasileira, diz:

"As mulheres, hoje, muitas chefe de família, além de suarem o dia inteiro no mercado de trabalho, precisam dar conta de todo o resto .
Na verdade, as mulheres apenas acumularam tarefas e responsabilidades. Antes bastava apenas serem boas mães e esposas. Hoje, necessitam ser super mulheres: precisam ser boas profissionais, estarem bonitas,..., bem vestidas, serem eficientes, inteligentes, cultas, bem-humoradas, etc., e tudo isso cuidando bem da casa, do marido, dos filhos! Ufa!

Não se pode negar que as mulheres conquistaram o mercado de trabalho, inclusive ocupando posições antes tipicamente masculinas, porém, da dupla, ou até tripla jornada em alguns casos, sobreveio uma série de consequências nefastas, como, por exemplo, o stress, as doenças cardíacas e a depressão".

Quanto ao seu salário que me parece que deveria ser exactamente igual ao dos homens exercendo a mesma categoria profissional parece que ainda é substancialmente inferior .E mesmo que não seja "substancialmente" a verdade é que o facto de ser inferior é por si só uma descriminação negativa.
A diferença salarial entre os dois géneros diminuiu consideravelmente na ultima década, passando de 16,3% em 2000, para 10,2 % em 2010.
Portanto, ainda temos um longo caminho a percorrer.

Maravilha das maravilhas: Creio que desentorpeci e ate consegui "fazer pela vida" enquanto este post ia evoluindo.
O dia já não me parece tão difícil, agora.

Boa semana de trabalho!
E.G.

Sem comentários:

Enviar um comentário