A minha mesa de café, o meu banco de jardim, o meu muro de lamentações, a minha varanda para o mundo

terça-feira, 26 de abril de 2011

Alguem gosta de amendoim doce??

Aprendi a fazer amendoim doce com a minha prima Carla, nascida e criada em Angola e a viver entre nos como milhares de outros, após a descolonização.
Aprendo com relativa facilidade e logo a seguir a ter assistido à confecção do amendoim nas 2 versões doce e salgado optei pelo doce e fiz amendoim doce ate vir a mulher da fava rica.
Mas isso foi há anos e depois nunca mais ,me lembrei do acepipe. Acontece que,ao fazer as compras da Pascoa me deparei com amendoim doce que, gulosamente, comprei e ainda mais gulosamente, comi.Pouco resta. Ora,entrei em associação livre e lembrei-me então do amendoim doce que tinha aprendido a fazer com a Carla e que nunca mais me havia lembrado.
Como não sou mulher para deixar para amanha o que posso fazer hoje,em vésperas de Pascoa fui à Baixa e dei comigo a entrar pela Casa Chinesa dentro para comprar amendoim cru.
Ficou no cartucho uns dias. Eu acho que intimamente eu tinha a certeza que que ja não sabia fazer ou dito de outra forma eu estava cheia de duvidas na confecção. Lembrava-me da cor, da espuma colorida.Mas..tive de telefonar para Lisboa para que a minha prima me confirmasse as porções: Uma chávena de amendoim , uma chávena de agua , e igual medida de açúcar. Ja não foi a tempo.. Agora pergunto-me para que telefonei, afinal, pois que eu já havia decidido , fazer com o amendoim o mesmo que faço com quase tudo: é a olhómetro. Mas não resultou, desta vez. A cor não era a mesma, e no fim , como achei que estava com muito açúcar, deitei-lhes uma chávena de agua que estragou tudo ou quase..Não ficaram com aquela capinha rósea de açúcar. Estão , mesmo assim bons. Com uma camada muito pequenina quase semicaramelizada e que os deixou diferentes. Bons para saciar como recomenda o Dr Oz. Depois de os retirar da panela pu-los a arrefecer num tabuleiro.Já frios foram para uma frasco na despensa a aguardar serem comidos. Claro que sei por que motivo não ficaram bem. O segredo é que depois de começarem a ferver tem de se mexer bem, estar quase sempre a mexer para que o açúcar va agarrando ao redor do amendoim, lentamente. Foi o que me faltou fazer. Espero que tenham aprendido com os meus erros e façam um amendoim doce de comer e chorar por mais a miúdos e graúdos.Bom apetite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário