Mostrar mensagens com a etiqueta quotidiano. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta quotidiano. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Encontros e reencontros
Realizou-se no sábado passado dia 7 de Maio o encontro numero não sei quantos dos AALB ou seja Antigos Alunos do Liceu Bragança. E eu , como não poderia deixar de ser , la estive. Claro que digo não poderia deixar de ser desde que soubesse e nao houvesse nenhum constrangimento que me impedisse de tal.
E claro , estive , movida pelo desejo enorme de rever as pessoas que como eu palmilharam aqueles longuíssimos e largos corredores, "sofreram" naquelas inúmeras salas de aula , albergaram inquietações e sonhos sob aquelas vetustas paredes. Também , não o nego, pois seria desonesto da minha parte, na perspectiva de reencontrar o rapazinho com quem troquei o meu primeiro beijo.
Portanto, como os alunos presentes eram todos, ou melhor , uma larga maioria, mais velhos e sobretudo homens e nessa altura, as meninas acompanhavam com meninas,vi os meus anseios gorados já que, nem me apareceu a Julia, a Fatinha, a Eva, ou a Fernanda Lelo, nem do meu 1º e ingénuo amor vi sequer a sombra.
Por outro lado , conheci pessoas fantásticas, a lembrar-me no caso de eu ter dúvidas , que a vida vale sempre e se fecha uma porta escancara não sei quantas largas janelas.
Foi lindo!
Publicada por
Eulalia Goncalves
à(s)
14:59
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
quotidiano
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Autocarros, optimus e sorriso
No autocarro um homem de aparência humilde entra e pergunta ao motorista onde é a loja da Optimus.O motorista dá uma resposta vaga, para despachar,que decididamente,não o satisfaz. A seguir eu asseguro que lhe indico onde é, pois vou para perto. Agradece. Muito. Insiste no agradecimento. Eu , com um sorriso breve, digo de nada! Mergulho outra vez na minha leitura para aproveitar os 15 minutos da viagem matinal. Dai a pouquinho o homem pergunta o que estou a ler e acto contínuo sem me dar tempo da resposta, espreita e diz : Natália Correia, boa escritora. Apercebo-me pelo teor dos comentários seguintes que não sabe que já morreu. Mas não digo nada , na tentativa feroz de me concentrar no que leio.Já um bocadinho cansada com a vizinhança barulhenta, confesso.
Dai a um nadinha, estende-me umas fotocópias e diz: “Leia este livro. Vai-me agradecer. Não se esqueça. É um livro fantástico”. Meto, contrariada as fotocopias na carteira , na dedução de que era o Novo ou Velho Testamento que o homem me oferecia para me catequizar para qualquer seita.
As cópias perderam-se no meio da infindável tralha da minha caótica carteira. Hoje, na minha viagem, de autocarro, encontrei uns papeis sujos e amarrotados e abrindo-os constatei serem as fotocopias do meu amigo , simpatizante e utente da Optimus.
Com uma letrinha miúda, inclinada e regular constava o titulo para não se esquecer ou informar os que beneficiassem da sua dádiva: “Fotocopiado do Livro Como Fazer amigos e Influenciar Pessoas", mais em baixo, autor Dale Carnegie e no fundo : Editado em Portugal pela: Livraria Civilização.
De lado , este bom homem, achou por bem, escrever na mesma letra certinha: O livro pode ser lido gratuitamente, na biblioteca Publica Municipal do Porto (no Jardim de são Lazaro).
Quem me conhece sabe que estas coisas me enternecem. A parte do livro fotocopiada falava dos benefícios do sorriso que eu considerei quase como castigo divino uma vez que com a minha pressa de ler me esqueci de sorrir ao bom homem.
Em homenagem ao meu arauto do sorriso vou depois transcrever parte do texto.
Ate porque o Dale Carnegie, psicólogo norte-americano, é responsável por alguma da sabedoria(se tenho alguma!) que apreendi e conservei para o resto da vida , ao ler aos meus 15 anos o seu livro: “Como esquecer preocupações e começar a viver”. Para mim ,os livros de auto-ajuda, não existem. Existe este e mais nada!
Dai a um nadinha, estende-me umas fotocópias e diz: “Leia este livro. Vai-me agradecer. Não se esqueça. É um livro fantástico”. Meto, contrariada as fotocopias na carteira , na dedução de que era o Novo ou Velho Testamento que o homem me oferecia para me catequizar para qualquer seita.
As cópias perderam-se no meio da infindável tralha da minha caótica carteira. Hoje, na minha viagem, de autocarro, encontrei uns papeis sujos e amarrotados e abrindo-os constatei serem as fotocopias do meu amigo , simpatizante e utente da Optimus.
Com uma letrinha miúda, inclinada e regular constava o titulo para não se esquecer ou informar os que beneficiassem da sua dádiva: “Fotocopiado do Livro Como Fazer amigos e Influenciar Pessoas", mais em baixo, autor Dale Carnegie e no fundo : Editado em Portugal pela: Livraria Civilização.
De lado , este bom homem, achou por bem, escrever na mesma letra certinha: O livro pode ser lido gratuitamente, na biblioteca Publica Municipal do Porto (no Jardim de são Lazaro).
Quem me conhece sabe que estas coisas me enternecem. A parte do livro fotocopiada falava dos benefícios do sorriso que eu considerei quase como castigo divino uma vez que com a minha pressa de ler me esqueci de sorrir ao bom homem.
Em homenagem ao meu arauto do sorriso vou depois transcrever parte do texto.
Ate porque o Dale Carnegie, psicólogo norte-americano, é responsável por alguma da sabedoria(se tenho alguma!) que apreendi e conservei para o resto da vida , ao ler aos meus 15 anos o seu livro: “Como esquecer preocupações e começar a viver”. Para mim ,os livros de auto-ajuda, não existem. Existe este e mais nada!
Publicada por
Eulalia Goncalves
à(s)
12:08
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
quotidiano
terça-feira, 3 de maio de 2011
Desculpas
Peço, sinceramente, as minhas desculpas a quem ultimamente fez visitas a este blogue e assistiu provavelmente , em directo, as alterações que eu fui fazendo. Vamos ver se agora me fico por aqui, e ponho de lado este alterar continuo que revela o meu comportamento esquizóide..Aviso , no entanto, que ainda pode ser alterada a cor a pensar nos olhinhos de quem lê. Mas mais nada!!Um abraço
E.G.
E.G.
Publicada por
Eulalia Goncalves
à(s)
23:42
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
quotidiano
Eu e a minha vaidadezinha mesquinha
Sou , assumidamente , uma mulher vaidosa. Cultivo,há para aí já 50 anos o gosto pela aparência, pelo trapinho novo, pela sapatinho a preceito.Tenho perdoem-me a imodéstia, um corpo que ajuda.Agora já nem tanto, pois é bem conhecido o rastro de destruição que a Gravidade provoca nos corpos que envelhecem. Mas mesmo assim,a minha auto-estima ,continua em alta.
Há, porem, partes do meu corpo que eu considero(sempre considerei, aliás) que a Natureza se distraiu um bocadinho, que são as minhas mãos e os meus pés.Com estes, que eu acho parecidissimos com os pés dos anjinhos barrocos, bem eu posso, pois enfio-os dentro dos sapatos e botas e...voilá. Mas as mãos....desde rapariguita que acho e digo que tenho mãos de lavradeira. Grandes,rudes, de dedos grossos ,ásperas, apesar dos cremes, de unhas roídas, para piorar a situaçao, um pavor!!
Pronto,sempre considerei,como disse atrás que o Universo não tinha sido muito atencioso comigo. Até hoje de manhã, quando me cruzei , ao vir para o emprego com uma mulher, ainda muito nova, que tinha apenas 2 tocos decepados.
E, claro que senti vergonha.
Há, porem, partes do meu corpo que eu considero(sempre considerei, aliás) que a Natureza se distraiu um bocadinho, que são as minhas mãos e os meus pés.Com estes, que eu acho parecidissimos com os pés dos anjinhos barrocos, bem eu posso, pois enfio-os dentro dos sapatos e botas e...voilá. Mas as mãos....desde rapariguita que acho e digo que tenho mãos de lavradeira. Grandes,rudes, de dedos grossos ,ásperas, apesar dos cremes, de unhas roídas, para piorar a situaçao, um pavor!!
Pronto,sempre considerei,como disse atrás que o Universo não tinha sido muito atencioso comigo. Até hoje de manhã, quando me cruzei , ao vir para o emprego com uma mulher, ainda muito nova, que tinha apenas 2 tocos decepados.
E, claro que senti vergonha.
Publicada por
Eulalia Goncalves
à(s)
11:40
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
quotidiano
segunda-feira, 2 de maio de 2011
A feira da Ladra e a Feira da Vandoma
As feiras de antiguidades, velharias, coleccionismo destinam-se , a promover a exposição e venda de antiguidades, velharias e artigos de colecção e similares, designadamente,Numismática,Filatelia, Artesanato, Livros e revistas, Vestuário,calçado...um nunca acabar de tralha usada que faz as delicias de qualquer amante de coisas antigas,já "demodées" mas que primam, muitas delas, por uma qualidade que, as suas congéneres actuais já não têm. Eu adoro perder-me por entre os diversos artigos expostos e mesmo que não tenha dinheiro ou não esteja interessada no artigo ,não posso deixar de me demorar uns minutos a olhar...a olhar... e a pensar na historia do objecto.
Visitar a feira da Ladra, na capital , ou então ficarmo-nos pela Vandoma no Porto é ter aos pés e à mão os mais diversos artigos ao preço da chuva: mobiliário, tapetes, óculos de sol e óculos graduados,carteiras, brinquedos,roupa de cama e de mesa que pertenceram as nossas mãe e avós..quer sejam em renda ou em linho bordado.
Eu, por exemplo, que sou uma perdedora de óculos de sol militante e já cansada de dar balúrdios por uns óculos novos, decidi que agora só compro óculos usados e o máximo que dou por eles são 5 € e isto ja é um preço alto, uma vez que, como todos os antecessores, é para esquecer na 1ª prateleira de hipermercado onde me detenha por mais de 2 minutos, a ver qualquer coisa. Mas tenho agora vários a 2/3€. E se os perder, nem sequer me vou preocupar.De onde vieram aqueles há la muitos mais.
Agora imaginem se tivessem custado para cima de 120€??
Visitar a feira da Ladra, na capital , ou então ficarmo-nos pela Vandoma no Porto é ter aos pés e à mão os mais diversos artigos ao preço da chuva: mobiliário, tapetes, óculos de sol e óculos graduados,carteiras, brinquedos,roupa de cama e de mesa que pertenceram as nossas mãe e avós..quer sejam em renda ou em linho bordado.
Eu, por exemplo, que sou uma perdedora de óculos de sol militante e já cansada de dar balúrdios por uns óculos novos, decidi que agora só compro óculos usados e o máximo que dou por eles são 5 € e isto ja é um preço alto, uma vez que, como todos os antecessores, é para esquecer na 1ª prateleira de hipermercado onde me detenha por mais de 2 minutos, a ver qualquer coisa. Mas tenho agora vários a 2/3€. E se os perder, nem sequer me vou preocupar.De onde vieram aqueles há la muitos mais.
Agora imaginem se tivessem custado para cima de 120€??
Publicada por
Eulalia Goncalves
à(s)
18:20
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
quotidiano
E o mundo fica ,de repente , um lugar muito melhor
Morreu Ossama Bin Laden. Finalmente. Desde 2001 que os E.U.o procuravam. O homem que fez perder a vida a milhares de inocentes, finalmente morreu.E eu, sinto que o mundo é agora um sitio onde podemos viver com mais tranquilidade.
Pela minha parte, presto aqui o meu tributo aos homens do Exercito Norte americano que passaram fome,sede, frio, calor,sentiram saudade,cansaço, foram feridos ou/e perderam a vida para que hoje ,possamos respirar fundo e sentir que o mundo onde vivemos é agora mais seguro.
Pela minha parte, presto aqui o meu tributo aos homens do Exercito Norte americano que passaram fome,sede, frio, calor,sentiram saudade,cansaço, foram feridos ou/e perderam a vida para que hoje ,possamos respirar fundo e sentir que o mundo onde vivemos é agora mais seguro.
Publicada por
Eulalia Goncalves
à(s)
12:50
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
quotidiano
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Como a noticia me meteu nojo quero partilha-la.Apenas por puro sadismo, mais nada!!!
Pedófilo sai em liberdade por tribunal concluir que criança consentiu sexo
Uma menina de 12 anos foi abusada pelo padrasto, de 40, que acabou acusado pelo Ministério Público do crime de violação. Porém, o Tribunal de Santo Tirso aplicou pena suspensa ao homem por considerar que a criança consentiu a relação sexual, avança o Correio da Manhã.
O crime - que valeu ao pedófilo quatro anos de pena suspensa - ocorreu em 2009, mas só agora foi divulgada a sentença. Segundo a acusação, citada pelo CM, o homem obrigou a filha da namorada a ter relações sexuais sem preservativo na casa da mãe da menina, ameaçando-a de agressão e prometendo-lhe bens materiais.
No entanto, o colectivo de juízes entendeu que a criança mentiu quanto ao número de vezes que foi abusada e em relação às ameaças. Foi assim dado como provado que a menina manteve relações sexuais com o padrasto de livre vontade e por isso não foi aplicada pena de prisão efectiva ao arguido.
SOL
quem
22.04.2011 - 12:23
denunciar
Informações:
De acordo com o Código Penal, é crime ter relações sexuais (ou coito oral, ou anal, ainda) ou praticar actos sexuais de relevo com menor de 14 anos, mesmo com o consentimento deste/a.
Sem consentimento o crime seria o de violação, que nunca depende da idade da vítima, como é óbvio.
É também crime ter sexo com menor entre os 14 e os 16, se houver "abuso da inexperiência". Abuso da inexperiência é aqui entendido como abuso da imaturidade, e não, literalmente, da inexperiência. Ou seja, entende-se inexperiência em termos psicológicos e não em termos estritamente físicos. Assim, o facto de uma menor de 15 já ter tido sexo não impede que possa ser vítima de um crime sexual com abuso da sua inexperiência (exemplo clássico: o sedutor que, aproveitando-se da imaturidade própria desta idade, leva a menor a ter sexo prometendo-lhe casar com ela mais tarde, ou fingindo estar apaixonado e moralmente interessado numa relação séria.)
Não é crime, por princípio, ter sexo com maior de 16 anos. Lembre-se que a lei portuguesa permite o casamento entre maiores de 16 anos. Exceptua-se desta regra de não criminalização algumas situações, não tão raras, infelizmente, como se poderá pensar: é crime ter relações sexuais ou praticar actos sexuais de relevo com quaisquer menores (até aos 18 anos, portanto) que tenham sido confiados para educação ou assistência ao agressor. (Neste caso estão SEMPRE os pais, professores, educadores, mesmo de ocasião, etc.)
Independentemente da idade, há ainda o crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, de exibicionismo, etc.
O criminoso da notícia praticou, pelo menos, um crime de abuso sexual de menor de 14 anos.
Não se compreende minimamente como um crime destes fica sem condenação a pena de prisão efectiva. Qualquer estudante de Direito, por mais tolo que seja, sabe que neste crime, por definição, não é necessário o consentimento.
Digam la se este juiz nao merece cada centimo que ganha do seu principesco ordenado!!!Sera que o pedofilo era irmao, pai,sei lá...Sera que isto vai ficar assim???
Em que país nos transformamos??
Uma menina de 12 anos foi abusada pelo padrasto, de 40, que acabou acusado pelo Ministério Público do crime de violação. Porém, o Tribunal de Santo Tirso aplicou pena suspensa ao homem por considerar que a criança consentiu a relação sexual, avança o Correio da Manhã.
O crime - que valeu ao pedófilo quatro anos de pena suspensa - ocorreu em 2009, mas só agora foi divulgada a sentença. Segundo a acusação, citada pelo CM, o homem obrigou a filha da namorada a ter relações sexuais sem preservativo na casa da mãe da menina, ameaçando-a de agressão e prometendo-lhe bens materiais.
No entanto, o colectivo de juízes entendeu que a criança mentiu quanto ao número de vezes que foi abusada e em relação às ameaças. Foi assim dado como provado que a menina manteve relações sexuais com o padrasto de livre vontade e por isso não foi aplicada pena de prisão efectiva ao arguido.
SOL
quem
22.04.2011 - 12:23
denunciar
Informações:
De acordo com o Código Penal, é crime ter relações sexuais (ou coito oral, ou anal, ainda) ou praticar actos sexuais de relevo com menor de 14 anos, mesmo com o consentimento deste/a.
Sem consentimento o crime seria o de violação, que nunca depende da idade da vítima, como é óbvio.
É também crime ter sexo com menor entre os 14 e os 16, se houver "abuso da inexperiência". Abuso da inexperiência é aqui entendido como abuso da imaturidade, e não, literalmente, da inexperiência. Ou seja, entende-se inexperiência em termos psicológicos e não em termos estritamente físicos. Assim, o facto de uma menor de 15 já ter tido sexo não impede que possa ser vítima de um crime sexual com abuso da sua inexperiência (exemplo clássico: o sedutor que, aproveitando-se da imaturidade própria desta idade, leva a menor a ter sexo prometendo-lhe casar com ela mais tarde, ou fingindo estar apaixonado e moralmente interessado numa relação séria.)
Não é crime, por princípio, ter sexo com maior de 16 anos. Lembre-se que a lei portuguesa permite o casamento entre maiores de 16 anos. Exceptua-se desta regra de não criminalização algumas situações, não tão raras, infelizmente, como se poderá pensar: é crime ter relações sexuais ou praticar actos sexuais de relevo com quaisquer menores (até aos 18 anos, portanto) que tenham sido confiados para educação ou assistência ao agressor. (Neste caso estão SEMPRE os pais, professores, educadores, mesmo de ocasião, etc.)
Independentemente da idade, há ainda o crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, de exibicionismo, etc.
O criminoso da notícia praticou, pelo menos, um crime de abuso sexual de menor de 14 anos.
Não se compreende minimamente como um crime destes fica sem condenação a pena de prisão efectiva. Qualquer estudante de Direito, por mais tolo que seja, sabe que neste crime, por definição, não é necessário o consentimento.
Digam la se este juiz nao merece cada centimo que ganha do seu principesco ordenado!!!Sera que o pedofilo era irmao, pai,sei lá...Sera que isto vai ficar assim???
Em que país nos transformamos??
Publicada por
Eulalia Goncalves
à(s)
22:45
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
quotidiano
domingo, 24 de abril de 2011
E a Pascoa ,Hoje
Sim, mais uma!O dia começou radioso,quente, a lembrar-me Pascoas da minha infancia, que se perdem nos longes da minha memoria,em que eu flutuava na vaidade feliz do meu vestido novo, feito pela mãos hábeis e amorosas de minha mãe.
Dia de roupa e sapatos a preceito para ir à missa e depois de almoço, beijar o Senhor na cruz carregada pelos homens ou/e rapazes que acompanhavam o saudoso Padre Augusto, ajoujado na sua longa batina negra, a alva que já não era muito alva, o cansaço pelo caminho longo, o calor do sol, e o peso dos anos..
Na verdade o Padre Augusto , que Deus Haja teria mais queixas a apresentar do seu próprio peso ,do que do peso que em si tinha a sua idade. Era um homem corpulento, cheio, que se deslocava entre as terras da freguesia no seu inseparável cavalo a que chamava amigavelmente de mariola..
Em minha casa, a ultima a visitar todos os anos, demorava o séquito pascal sempre mais tempo, pois, para alem do descanso que seria saber que já não havia mais casa a visitar , mais saudações a repetir, mais copos de vinho, amêndoas e folar a aceitar ou rejeitar, era apetecível e necessário um descanso depois da subida um pouco dolorosa. Era para mim um regalo, ver aquela gente toda de opas escarlates, refastelar-se, dividindo-se entre o nosso sofá- que era o banco de trás, de um velho carro que meu pai teve,coberto com um cretone floridissimo- e as restantes cadeiras da sala, de chão encerado, que eu me tinha afadigado a fazer brilhar!!
A Pascoa de hoje não tem nem de longe nem de perto, a poesia das Pascoas de antanho. O anho foi assado e comido num restaurante, eu não estreei a roupa nova, não fui à missa e a minha casa não tem a visita Pascal. Alias,nem sequer passei por qualquer manifestação de Pascoa,a não ser por uns sonoros foguetes lançados de quando em vez .
Mas nada de ouvir o tilintar inolvidável da velha campainha que na frente anuncia a chegada da Cruz.Nem sequer! E tive saudades.
Publicada por
Eulalia Goncalves
à(s)
23:11
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
quotidiano
domingo, 17 de abril de 2011
domingo de ramos
Hoje, quando me dirigia para o ginásio, reparei que havia uma procissão que aglutinava umas quantas pessoas que não sei precisar, atrás de umas folhas de palmeira e presumo que , atrás do pároco da igreja que fica mais próxima da minha casa.Estava a alguma distancia e pude adivinhar o padre paramentado , talvez de roxo, um acólito novinho de vestes brancas e com um turíbulo pendurado das mãos.
E pus-me, então a pensar nas causas do afastamento da maioria das pessoas de ritos como este.Será que dantes as pessoas iam à igreja pela necessidade de se sentirem mais próximos de um Deus que estivesse mais atento as suas vidas de pobreza?A verdade é que hoje a exclusão social tem outras características bem diferentes da de outrora.A toxicodependência, a Sida,a ausência de Redes Sociais de proximidade, a desestruturação da Família, a inexistência de hábitos de trabalho,a inexistência de códigos e valores morais, criaram uma sociedade, perfeitamente alienada e a viver perfeitamente a leste destes actos que dantes eram absolutamente obrigatórios.E ...mea culpa, mea máxima culpa pois eu de facto também não acorro hoje a estas praticas.As vezes penso que terá sido porque meu pai, todos os domingos , chovesse, ou nevasse, obrigava a sua prole a levantar-se cedinho para se arranjar( o arranjar era lavar e por o único fato domingueiro que havia) e segui-lo a ele e a minha mãe,em fila indiana, ate junto do saudoso Padre Augusto, já preparado quase sempre para a Celebração da santa Missa.Meu Deus quantos bocejos disfarçados..
A verdade é que a minha ligação ao Divino nunca se perdeu . Embora não se faça nesses moldes, tenho a necessidade diária de elevar o meu pensamento e ..agradecer a Deus, ao Universo, a uma estranha força Universal por tudo o que tenho na minha vida.
Hoje, Domingo de Ramos, eu não assisti a missa nenhuma, não comunguei muito menos, não fui a nenhuma procissão , nem sequer comprei um raminho de alecrim e oliveira à, gente pobre que, todos os anos os vende, na Praça do Marques.
Mas usando esta via, de forma publica, não posso deixar de agradecer tudo o que de bom recebi na vida.
E pus-me, então a pensar nas causas do afastamento da maioria das pessoas de ritos como este.Será que dantes as pessoas iam à igreja pela necessidade de se sentirem mais próximos de um Deus que estivesse mais atento as suas vidas de pobreza?A verdade é que hoje a exclusão social tem outras características bem diferentes da de outrora.A toxicodependência, a Sida,a ausência de Redes Sociais de proximidade, a desestruturação da Família, a inexistência de hábitos de trabalho,a inexistência de códigos e valores morais, criaram uma sociedade, perfeitamente alienada e a viver perfeitamente a leste destes actos que dantes eram absolutamente obrigatórios.E ...mea culpa, mea máxima culpa pois eu de facto também não acorro hoje a estas praticas.As vezes penso que terá sido porque meu pai, todos os domingos , chovesse, ou nevasse, obrigava a sua prole a levantar-se cedinho para se arranjar( o arranjar era lavar e por o único fato domingueiro que havia) e segui-lo a ele e a minha mãe,em fila indiana, ate junto do saudoso Padre Augusto, já preparado quase sempre para a Celebração da santa Missa.Meu Deus quantos bocejos disfarçados..
A verdade é que a minha ligação ao Divino nunca se perdeu . Embora não se faça nesses moldes, tenho a necessidade diária de elevar o meu pensamento e ..agradecer a Deus, ao Universo, a uma estranha força Universal por tudo o que tenho na minha vida.
Hoje, Domingo de Ramos, eu não assisti a missa nenhuma, não comunguei muito menos, não fui a nenhuma procissão , nem sequer comprei um raminho de alecrim e oliveira à, gente pobre que, todos os anos os vende, na Praça do Marques.
Mas usando esta via, de forma publica, não posso deixar de agradecer tudo o que de bom recebi na vida.
Publicada por
Eulalia Goncalves
à(s)
19:27
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
quotidiano
quinta-feira, 14 de abril de 2011
as mulheres, as compras e a crise.
Eu sou doida por sapatos!!se eu tivesse "posses"(gosto disto)haveria de comprar todos os meses pelo menos 2 pares de sapatos. O que, concordem comigo nem era muito se atendermos ao numero mensal. De facto criava-me depois um problema de arrumação pois ao fim de um ano eu teria 24 pares.Lindos de certeza e 24 pares!!Isto nem seria grave se eu não fosse a "somitica"que sou para me desfazer dos meus trapos, sapatos e quejandos. Andei anteontem com uns que la para Agosto ou Setembro farão 20 anos de vida!! É verdade. É o problema das coisas boas. Da-se uma "batelada" e depois temos que as gramar por uma vida. Não é o caso destes sapatos. São bons, confortáveis e actualissimos. Sim esta é a vantagem, de quem não vai atrás dos ventos da moda.Há coisas que são sempre actuais. Uso de este expediente porque não tenho dinheiro para modas o que não faz de mim uma oldfashioned. Não.
Hoje passei a minha hora de almoço a escolher uns sapatinhos novos.Numa daquelas sapatarias onde o mulherume acorre como se la os dessem!
Há lojas onde a crise se nota...alias , pelos vistos nota-se em tudo.Mas é um facto que o que mais continua a vender-se são os carros muito caros , os destinos turísticos para bolsas de marajás , e os restaurantes estão repletos.De facto muito mais no principio do mês..Será que estamos todos a ficar com a mentalidade dos socialmente excluídos e pelo menos uma vez no mês gastamos à tripa forra e depois apertamos o cinto os restantes 29 dias??
Não sei se já reparam que proliferam as lojas de artigos usados. Não é preciso ir a Madrid ou Londres...há lojas que vendem roupa usada e pelos vistos as coisas não ficam como monos nas lojas dos novos.
É a crise , minhas amigas, é a crise. Veio para ficar.Pelos vistos durante muito tempo.
Hoje passei a minha hora de almoço a escolher uns sapatinhos novos.Numa daquelas sapatarias onde o mulherume acorre como se la os dessem!
Há lojas onde a crise se nota...alias , pelos vistos nota-se em tudo.Mas é um facto que o que mais continua a vender-se são os carros muito caros , os destinos turísticos para bolsas de marajás , e os restaurantes estão repletos.De facto muito mais no principio do mês..Será que estamos todos a ficar com a mentalidade dos socialmente excluídos e pelo menos uma vez no mês gastamos à tripa forra e depois apertamos o cinto os restantes 29 dias??
Não sei se já reparam que proliferam as lojas de artigos usados. Não é preciso ir a Madrid ou Londres...há lojas que vendem roupa usada e pelos vistos as coisas não ficam como monos nas lojas dos novos.
É a crise , minhas amigas, é a crise. Veio para ficar.Pelos vistos durante muito tempo.
Publicada por
Eulalia Goncalves
à(s)
15:44
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
quotidiano
Subscrever:
Mensagens (Atom)

