A minha mesa de café, o meu banco de jardim, o meu muro de lamentações, a minha varanda para o mundo

segunda-feira, 21 de março de 2016

Receita de pão

Há tempos o meu amigo Diogo telefonou-me e a paginas tantas informa-me que estava a ver crescer o pão. Nao entendi logo porque eu estava muito longe de supor que o Diogo que conheço "long time ago", seria capaz de um dia por as mãos na massa , literalmente , e fazer pao para se deliciar com a família sobretudo com o filho mais  para velho que come 5 -6 pães de uma só vez.
Como nao quero engasgar-me com uma curiosidade nao satisfeita quis saber logo como fazia ele o pao. E ele, solícito e desvanecido no seu papel de mestre, passa-me via telemovel a sua receita inteirinha - que diga-se de passagem nao é muito grande.
Ora isto, ressuscitou em mim ternas memorias de mãos enfarinhadas, da minha mãe, avo, tias etc, de corpos dobrados em arco sobre a masseira, mangas arregaçadas e lenço a apertado atrás da nuca e nao cedi a nostalgia.
No dia seguinte levantei-me e quando pus o pé pela 1ª vez na rua foi para o supermercado que dirigi os passos. E  la vim eu triunfal com  1 kg de farinha e 3 pacotinhos de fermento desidratado.
 Dessa vez a coisa foi mais complicada porque a massa agarra-se sempre aos dedos e eu enfarinhei de tal forma e tantas vezes as mãos e o balcão,  que o pão acabou por ficar um pouco mais pesado. Acresce dizer que da receita do Diogo constava para medida de fermento uma colher de cafe e eu despejei na massa o pacotinho inteiro, nao fosse o Diogo ja estar um bocadinho toldado  :) àquela hora tardia e ter-se enganado na medida
Bom  a coisa foi melhorando, já fiz pão para mim e para oferecer e então sem mais delongas vou deixar a receita:

1 kg de farinha (eu prefiro de mistura)
1 colher de café de fermento( eu meço a olho deitando um bocadinho na mão )
1 pitada de sal
agua  7,5/ 8 dl.

Se fizer 500 grs de farinha junte 4 dl de agua


Pegue numa caçarola alta de plastico ou aluminio . convem que tenha 20 com de altura por 25 ou mais cm de largura para a massa nao lhe saltar para fora quando levedar.
Deite na caçarola a farinha que pretender 500grs ou 1 kg.
Junte a agua aos poucos o sal (a gosto) eu deito a olho mas será uma colher de cha.
Mexa a passa ate estar sem grumos. Se gostar do pão tipo pão de agua (que eu digo olhudo) a quantidade de agua é maior ou seja a massa fica mais mole . Mas atenção vai-lhe ser muito mais difícil o moldar o pao. E no tabuleiro vai ficar mais espalhado.
Pronto. Agora deixe levedar.
 Agora umas informaçoezitas  adicionais:
Eu preparo o pao  por volta da meia noite. cubro a massa depois de bem mexida com um pouco de farinha( apenas por instinto e talvez para me parecer melhor) tapo com um pano e deixo levedar toda a noite mais ou menos 9 horas.De manha polvilho o balcao com farinha e com o "salazar" , leia-se rapador verto la a massa . Entretanto ligo o forno nos 220 graus, Ao introduzir a espatula ou o proprio rapador na massa ela vai descer muito. Nao se deixe intimidar. Ela crescerá na mesma.

Geralmente faço 2 paes . No entanto rende muito mais se o pao for inteiro porque as fatias sao mais largas ,logo melhor para fazer torradas e porque me rende mais.Para ele estar fresco corto a meio e congelo metade.
Continuando:
Antes de "enfornar" molde as duas bolas de pao ou uma simplesmente polvilhe o pano com que tapou a massa com farinha e deixe repousar um bocadinho, polvilhando o pao com farinha tambem. Depoiis pegue no tabuleio onde o vai cozer, coloque-o dentro do forno e desça imediatamente a temperatura do forno para os 180º. Fecha a porta e prepare uma folha de alumínio para lhe colocar por cima se vir que o pao esta a ficar muito queimado. Eu delicio-me a espreita-lo e a ve-lo crescer. Deixe cozer entre 40 a 50 minutos , e depois tire do forno.
Para estar bem cozido tem de vira-lo ao contrario, bater com os nos dos dedos e ele fazer toc-toc. Depois coma quentiinho com manteiga ou o que quiser. Ou deixe arrefecer e coma depois. Se o comer quente siga o conselho de quem sabe: Nao beba agua fria.

 Um dia destes vou dar outra receita tambem muito facil mas que o pao coze dentro de uma forma ou panela, com tampa.


Sem comentários:

Enviar um comentário