A minha mesa de café, o meu banco de jardim, o meu muro de lamentações, a minha varanda para o mundo

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Um murro no estômago do patriotismo bacoco... Já em 2005 era assim,digam-me o que mudou!!!

Tirando o ruído visual e auditivo a que não consigo escapar quando ando no século, vou conseguindo sobreviver à campanha eleitoral autárquica. De vez em quando, passo os olhos e a ironia pelas televisões e sorrio. Conheço de ginjeira (vantagem de ter sido jornalista) esta espécie de gente que anda à caça do voto (e do benefício). Diz-se, muitas vezes, que os políticos em Portugal são mal pagos. Não passa de uma grosseira mistificação, de uma "conversa de treta". Eles fazem-se pagar em contado e em espécie e são poucos os presidentes de câmara que, depois de dois ou três mandatos, não multiplicaram exponencialmente o seu património. Um deles, um dia, até teve o descaramento de me confidenciar (provavelmente, já teria bebido em excesso) que, na política, só não enriqueciam, em Portugal, os burros e os honestos. E ele (reconheceu de imediato) não pertencia a nenhuma dessas duas categorias...
É esta gente que pulula, em campanha, diante dos meus olhos, quando ligo a televisão. Estou a vê-los e estou a imaginar o resto do filme: os apartamentos, os carros, as "gorjetas" dos empreiteiros e dos "empreendedores" imobiliários, depositadas discretamente em contas no estrangeiro a que o braço curto da justiça nunca chega, as "posições" empresariais, os empregos para a parentela, para os protegidos e para as "amantes" e tudo o mais que vem por acréscimo.
No dia em que tudo isto fosse rigorosamente auditado e se soubesse com nomes e números - o país seria higienicamente encerrado por alguma autoridade ética internacional. Somos há nove séculos uma tribo de vigaristas e de farsantes...
Por isso é que Valentim, Fátima, Isaltino, Mesquita, Ferreira Torres e tantos mais vão ganhar, inapelavelmente, as eleições autárquicas no dia 9 de Outubro. Quem os irá eleger? Adivinhai a nacionalidade dos eleitores...

Ademar Santos(Jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário