A minha mesa de café, o meu banco de jardim, o meu muro de lamentações, a minha varanda para o mundo

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Diário da República nº 28 - I série

'Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de
dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas...'
Guerra Junqueiro, in "Pátria", escrito em 1896



Diário da República nº 28 - I série- datado de 10 de Fevereiro de 2010 - RESOLUÇÃO da Assembleia da República nº 11/2010.

Poderão aceder através do site http://WWW.dre.pt

Algumas rubricas do orçamento da Assembleia da Republica
1 - Vencimento de Deputados .................................................12 milhões 349 mil Euros
2 - Ajudas de Custo de Deputados.............................................2 milhões 724 mil Euros
3 - Transportes de Deputados ...................................................3 milhões 869 mil Euros
4 - Deslocações e Estadas .........................................................2 milhões 363 mil Euros
5 - Assistência Técnica (??) .......................................................2 milhões 948 mil Euros
6 - Outros Trabalhos Especializados (??) ...................................3 milhões 593 mil Euros
7 - RESTAURANTE,REFEITÓRIO,CAFETARIA...............................................961 mil Euros
8 - Subvenções aos Grupos Parlamentares................................................970 mil Euros
9 - Equipamento de Informática ................................................2 milhões 110 mil Euros
10- Outros Investimentos (??) ....................................................2 milhões 420 mil Euros
11- Edificios ...............................................................................2 milhões 686 mil Euros
12- Transfer's (??) Diversos (??)................................................13 milhões 506 mil Euros
13- SUBVENÇÃO aos PARTIDOS na A. R. .................................16 milhões 977 mil Euros
14- SUBVENÇÕES CAMPANHAS ELEITORAIS ...........................73 milhões 798 mil Euros
NO TOTAL a DESPESA ORÇAMENTADA para o ANO de 2010, é :€ 191 405 356,61 (191 Milhões 405 mil 356 Euros e 61 cêntimos) - Ver Folha 372 do acima identificado Diário da República nº 28 - 1ª Série -, de 10 de Fevereiro de 2010.

É VERGONHOSO...., O POVO É QUE TEM DE PAGAR !!!!!!!!!!!!

O porquê de Portugal estar na falência!
Como se chama a isto em Português?

PORQUE ESTAMOS NA FALÊNCIA??????

420.000,00 €
TAP
administrador
Fernando Pinto


371.000,00 €
CGD
administrador
Faria de Oliveira


365.000,00 €
PT
administrador
Henrique Granadeiro


250.040,00 €
RTP
administrador
Guilherme Costa


249.448,00 €
Banco Portugal
administrador
Vítor Constâncio


247.938,00 €
ISP
administrador
Fernando Nogueira


245.552,00 €
CMVM
Presidente

Carlos Tavares


233.857,00 €
ERSE
administrador
Vítor Santos


224.000,00 €
ANA COM
administrador
Amado da Silva


200.200,00 €
CTT
Presidente

Mata da Costa


134.197,00 €
Parpublica
administrador
José Plácido Reis


133.000,00 €
ANA
administrador
Guilhermino Rodrigues


126.686,00 €
ADP
administrador
Pedro Serra


96.507,00 €
Metro Porto
administrador
António Oliveira Fonseca


89.299,00 €
LUSA
administrador
Afonso Camões


69.110,00 €
CP
administrador
Cardoso dos Reis


66.536,00 €
REFER
administrador
Luís Pardal: Refer


66.536,00 €
Metro Lisboa
administrador
Joaquim Reis


58.865,00 €
CARRIS
administrador
José Manuel Rodrigues


58.859,00 €
STCP
administrador
Fernanda Meneses


3.706.630,00 €


51.892.820,00 €
Valor do ordenado anual (12 meses + subs Natal + subs férias)



926.657,50 €



Média Prémios




52.819.477,50 €



900,00 €
Média de um funcionário público


58.688,31 - nº de funcionários públicos que dá para
pagar com o mesmo dinheiro...

E DEPOIS AINDA QUEREM SABER SE A MALTA
ESTÁ DISPOSTA A ABDICAR DO SUBSÍDIO DE
FÉRIAS E/OU NATAL PARA AJUDAR O PAÍS...

Não há mesmo moralidade!!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Epistolografia Norte/Sul

Ali ao lado há uma musica lenta,calma,triste.Com um não sei que de
árabe,marroquino talvez e dai talvez não. Que sei eu de musica? Que
distinções e apreciações permitem o meu ouvido durissimo?Nenhumas!!.
Oiço ,porque, de facto, não sou surda, apenas.Mas nada de divagar
sobre a qualidade a afinação, a pertença,a execução.Isso são
pormenores, que ,se calhar ,toda a vida considerei de somenos.
Queimem-me viva os músicos,musicólogos e musicomanos.
A verdade é que a musica é ,comigo, ou absorvida ou pura e
simplesmente ignorada. Se a absorvo é porque diz algo e ai um misto de
sensações são possíveis: Alegria, tristeza, dor, saudade, raiva . Com
aquela ali ao lado fiquei subitamente muito triste. Tocou em algo que
não consigo , (não consegui ainda),identificar.
É o tempo talvez! curiosa esta nossa tentativa de buscar fora de nos
os motivos. Geralmente sempre que de forma imediata não descortinamos
a causa de qualquer coisa , la estamos nos.
bom mas isto é psicologia básica.
Lembrei-me de te escrever.Talvez porque sei que o teu tempo é escasso
e não podes tu entregar-te a tarefa;talvez pela minha necessidade de
exorcizar algo; ou simplesmente porque urge uma catarse. Sei la! De
facto não sei ,querida amiga , (a entendida nestas coisas és mesmo tu)
mas , as tantas é um conjunto de todos estes factores. E como eu fujo
de estar triste !
Bom mas isto das minhas tristezas falarei para uma outra vez.

E ,"as palavras são como as cerejas". Porque raio se diz isto Teresa? As
Cerejas comem-se e as palavras não! Deve querer dizer que se prendem
umas as outras...Nao tenho inteligencia para tanto..
Mas ,hoje de manha olhei estupefacta para a montra de uma Óptica
perto da minha casa e mesmo em frente da paragem do Autocarro onde
aguardava calmamente o transporte para o emprego. Atravessei a rua,
sim, precisei de atravessar a rua e vi deliciada vários poemas de
Florbela Espanca, escritos numa letrinha simples e até um pouco
infantil e um outro poema de Ricardo dos Reis que ocupava a parte
principal da montra, dada a extensão.
Na altura, só me acudiu ir la dentro perguntar a menina da lojas: "Quem
é que aqui gosta de Florbela Espanca?E ela, entre admirada e divertida,
respondeu que era ela .
Agora ,depois de voltar a pensar no assunto, ocorreu-me que devia ser para que as pessoas verificassem as suas capacidades visuais e que melhor do que ler poesia? Claro que fiquei satisfeita com os poetas eleitos .Copiar poemas de Florbela ou
de Pessoa, sempre dignifica quem o faz.
Já reparaste como o meu cérebro é tortuoso?Acompanhas-lhe os seus
volteios acrobáticos??Isto tudo em relação à vida, à tua vida é porque
o tal poema -que te queria enviar nos aconselha a não questionar a
vida e a deixar apenas que aconteça.
Isto claro de uma forma simplista.Envio-to depois, mas se calhar ate conheces..
Vou deixar-te. Fico a aguardar que tenhas tempo para um feedback!
Um grande abraço da tua amiga do Norte,
Eulalia.

Se Eu Quiser Falar Com Deus - Elis Regina - Capela

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vamos falar de ferias

As ferias ainda estão um pouco longe para uns e para muitos serão mesmo uma miragem.Hoje, no dia em que José Sócrates anunciou ao pais a sua decisão de estender finalmente a mão à Europa,depois de -talvez pelo seu arreigado habito de dar somas principescas pelas vestimentas de luxo- longo tempo, num orgulho estúpido de aristocrata arruinado,que se fecha hermeticamente naquilo que foi outrora e se nega a aceitar a evidencia,então lembrei-me que muita gente, eu incluída, não vamos ter dinheiro para uns míseros dias de papo ao sol num óptimo resort ou numa praia dourada e longínqua.
Para ficar por aqui nesta imagem estereotipada de descanso , sol e lazer.Mas, claro , que há vários gostos e varias escolhas de destinos de ferias.
Então , vamos la ver.
Possivelmente muitos de nos poderá efectivamente ver as suas ferias afectadas pelas medidas de austeridade .Mas,se não podemos ter ferias no exterior, vamos la novamente ao "faça ferias cá dentro" uma vez que é com o dinheiro que for investido no nosso pais que se dinamiza a nossa economia que esta pelas ruas da amargura.
Obviamente que eu sei que milhares de portugueses estão endividados ate ao pescoço e de facto já há muito abdicaram mesmo de ferias.Mas, decerto que continua a haver aqueles que em vez de uma poupança que lhe permite criar um balaozinho de oxigénio que usará na 1ª falta de ar , haverá sempre quem prefere ir de ferias a qualquer preço e muitos mesmos usando o cartão de credito.
Ui ui ui!!! o rumo que isto tomou afinal quando o que eu queria era apenas sugestões para passar cá no nosso pais, com recantos maravilhosos ainda por descobrir,umas ferias simples e baratuchas.
Quem sabe ainda existem? e se trocarmos de casa? Eu ,que vivo no Porto cedo a minha casa a alguem de outra parte do pais ou do mundo.
Proposta feita e nao digam que nao é honesta..

terça-feira, 5 de abril de 2011

Pode ser ! Ou nao!!

Não deixe o amor passar. Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida. Se os olhares se cruzarem e neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Carlos Drummond de Andrade

Gostei tanto que tambem vou publicar no tintadeguache!!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A mulher e o trabalho

É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem.Sómente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.

Simone de Beauvoir.


Segunda-feira de manhã, preciso de tudo ,de todas as citações , de tudo o que me encoraje , me dê força e ânimo para mais uma semana de trabalho.
Custa-me a mexer o corpo, o cérebro parece embotado e nem um sol magnifico me alicia a meter mãos ao trabalho. Alias,depois de ter passado a minha tarde de domingo a apanhar o 1º sol "de corpo inteiro", que fez as minhas delicias, direi mesmo que pelo contrario.
Logo, ao ver este sol, o que me apetece é fazer tudo menos permanecer na sombra e quietude de um gabinete de trabalho.

Falemos,então,um pouco, da distancia que nos separa ainda dos nossos parceiros:
Ela existe ou não?

A Convenção Nº 111 da O.I.T – Organização Internacional do Trabalho,
considera que a discriminação constitui uma violação dos direitos enunciados na
Declaração Universal dos Direitos Humanos. Diz ainda, que discriminação compreende
qualquer outra distinção, exclusão ou preferência que tenha por efeito anular ou reduzir a igualdade de oportunidade ou tratamento no emprego ou profissão.

Sobre isto pouco há a dizer. Alem do mais, a distancia que me/nos separa dos homens, parece manter-se.
São, sobejamente, conhecidos pela maioria, os critérios de selecção de Bancos, e um sem-numero de empresas que exige que a mulher assine um contrato com uma clausula que lhe proibe engravidar.

Continua-se a perguntar : Igualdade? Que igualdade?

Em artigo de 9/03/2011, Clarissa Silva Ribeiro, advogada brasileira, diz:

"As mulheres, hoje, muitas chefe de família, além de suarem o dia inteiro no mercado de trabalho, precisam dar conta de todo o resto .
Na verdade, as mulheres apenas acumularam tarefas e responsabilidades. Antes bastava apenas serem boas mães e esposas. Hoje, necessitam ser super mulheres: precisam ser boas profissionais, estarem bonitas,..., bem vestidas, serem eficientes, inteligentes, cultas, bem-humoradas, etc., e tudo isso cuidando bem da casa, do marido, dos filhos! Ufa!

Não se pode negar que as mulheres conquistaram o mercado de trabalho, inclusive ocupando posições antes tipicamente masculinas, porém, da dupla, ou até tripla jornada em alguns casos, sobreveio uma série de consequências nefastas, como, por exemplo, o stress, as doenças cardíacas e a depressão".

Quanto ao seu salário que me parece que deveria ser exactamente igual ao dos homens exercendo a mesma categoria profissional parece que ainda é substancialmente inferior .E mesmo que não seja "substancialmente" a verdade é que o facto de ser inferior é por si só uma descriminação negativa.
A diferença salarial entre os dois géneros diminuiu consideravelmente na ultima década, passando de 16,3% em 2000, para 10,2 % em 2010.
Portanto, ainda temos um longo caminho a percorrer.

Maravilha das maravilhas: Creio que desentorpeci e ate consegui "fazer pela vida" enquanto este post ia evoluindo.
O dia já não me parece tão difícil, agora.

Boa semana de trabalho!
E.G.

Adivinha

Hoje o Futebol Clube do Porto tornou-se campeão. E a minha pergunta é - quantas crianças melhoram de vida por causa disso?
Resposta : Cerca de vinte. Porquê só vinte? Adivinhem :)