A minha mesa de café, o meu banco de jardim, o meu muro de lamentações, a minha varanda para o mundo

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como a noticia me meteu nojo quero partilha-la.Apenas por puro sadismo, mais nada!!!

Pedófilo sai em liberdade por tribunal concluir que criança consentiu sexo


Uma menina de 12 anos foi abusada pelo padrasto, de 40, que acabou acusado pelo Ministério Público do crime de violação. Porém, o Tribunal de Santo Tirso aplicou pena suspensa ao homem por considerar que a criança consentiu a relação sexual, avança o Correio da Manhã.

O crime - que valeu ao pedófilo quatro anos de pena suspensa - ocorreu em 2009, mas só agora foi divulgada a sentença. Segundo a acusação, citada pelo CM, o homem obrigou a filha da namorada a ter relações sexuais sem preservativo na casa da mãe da menina, ameaçando-a de agressão e prometendo-lhe bens materiais.

No entanto, o colectivo de juízes entendeu que a criança mentiu quanto ao número de vezes que foi abusada e em relação às ameaças. Foi assim dado como provado que a menina manteve relações sexuais com o padrasto de livre vontade e por isso não foi aplicada pena de prisão efectiva ao arguido.

SOL





quem
22.04.2011 - 12:23

denunciar
Informações:

De acordo com o Código Penal, é crime ter relações sexuais (ou coito oral, ou anal, ainda) ou praticar actos sexuais de relevo com menor de 14 anos, mesmo com o consentimento deste/a.

Sem consentimento o crime seria o de violação, que nunca depende da idade da vítima, como é óbvio.

É também crime ter sexo com menor entre os 14 e os 16, se houver "abuso da inexperiência". Abuso da inexperiência é aqui entendido como abuso da imaturidade, e não, literalmente, da inexperiência. Ou seja, entende-se inexperiência em termos psicológicos e não em termos estritamente físicos. Assim, o facto de uma menor de 15 já ter tido sexo não impede que possa ser vítima de um crime sexual com abuso da sua inexperiência (exemplo clássico: o sedutor que, aproveitando-se da imaturidade própria desta idade, leva a menor a ter sexo prometendo-lhe casar com ela mais tarde, ou fingindo estar apaixonado e moralmente interessado numa relação séria.)

Não é crime, por princípio, ter sexo com maior de 16 anos. Lembre-se que a lei portuguesa permite o casamento entre maiores de 16 anos. Exceptua-se desta regra de não criminalização algumas situações, não tão raras, infelizmente, como se poderá pensar: é crime ter relações sexuais ou praticar actos sexuais de relevo com quaisquer menores (até aos 18 anos, portanto) que tenham sido confiados para educação ou assistência ao agressor. (Neste caso estão SEMPRE os pais, professores, educadores, mesmo de ocasião, etc.)

Independentemente da idade, há ainda o crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, de exibicionismo, etc.

O criminoso da notícia praticou, pelo menos, um crime de abuso sexual de menor de 14 anos.

Não se compreende minimamente como um crime destes fica sem condenação a pena de prisão efectiva. Qualquer estudante de Direito, por mais tolo que seja, sabe que neste crime, por definição, não é necessário o consentimento.



Digam la se este juiz nao merece cada centimo que ganha do seu principesco ordenado!!!Sera que o pedofilo era irmao, pai,sei lá...Sera que isto vai ficar assim???
Em que país nos transformamos??

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Lamentavelmente este blogue nao esta a ter o feedback que eu desejava

Bom , claro que eu lamento que não haja comentarios. A falar bem, a falar mal, nao importa A verdade é que o que aqui vou escrevendo o faço sozinha , pois como já devem ter reparado da minha amiga Teresa , nem rastos...Ela avisou que tem TDAH..Mas o facto é que quando existe um projecto e este nao se cumpre é sempre lamentavel.Depois,o que escrevo faço-o por vezes tao á pressa que perde consistencia e qualidade. Vou, pois assumir que este blog possivelmente sera apenas meu. Dai que, o comentario dos leitores seja desejado e impresciondivel para lançar temas a debate.Como nao sou a favor da desistencia,parece-me que vou continuar. Teimosamente.


Por causa do titulo deste filme(parvo que chegue)fui ter a um estranho site onde um homem dá conselhos a outros homens sobre a maneira como conquistar, pela palavra , as mulheres. O texto está protegidissimo e não pude usar o Copy-paste para o deixar aqui, mas também acho que quem escreveu aquilo, não merece. Com alguns pontapés na gramática pelo meio, o autor assevera, ao longo do seu texto, que existem 4 "categorias" para conquistar uma mulher a saber:Falar-lhe da aparência,da relação entre eles, manifestar ciume e ainda revelar interesse pela família.
É uma receita que ainda alguns homens acharão infalível,nos tempos de hoje. Onde esta o apreço pela nossa inteligência, capacidade de trabalho e dedicaçao???Eeeaaahhh... isso é acessório para o dito senhor..

terça-feira, 26 de abril de 2011

Alguem gosta de amendoim doce??

Aprendi a fazer amendoim doce com a minha prima Carla, nascida e criada em Angola e a viver entre nos como milhares de outros, após a descolonização.
Aprendo com relativa facilidade e logo a seguir a ter assistido à confecção do amendoim nas 2 versões doce e salgado optei pelo doce e fiz amendoim doce ate vir a mulher da fava rica.
Mas isso foi há anos e depois nunca mais ,me lembrei do acepipe. Acontece que,ao fazer as compras da Pascoa me deparei com amendoim doce que, gulosamente, comprei e ainda mais gulosamente, comi.Pouco resta. Ora,entrei em associação livre e lembrei-me então do amendoim doce que tinha aprendido a fazer com a Carla e que nunca mais me havia lembrado.
Como não sou mulher para deixar para amanha o que posso fazer hoje,em vésperas de Pascoa fui à Baixa e dei comigo a entrar pela Casa Chinesa dentro para comprar amendoim cru.
Ficou no cartucho uns dias. Eu acho que intimamente eu tinha a certeza que que ja não sabia fazer ou dito de outra forma eu estava cheia de duvidas na confecção. Lembrava-me da cor, da espuma colorida.Mas..tive de telefonar para Lisboa para que a minha prima me confirmasse as porções: Uma chávena de amendoim , uma chávena de agua , e igual medida de açúcar. Ja não foi a tempo.. Agora pergunto-me para que telefonei, afinal, pois que eu já havia decidido , fazer com o amendoim o mesmo que faço com quase tudo: é a olhómetro. Mas não resultou, desta vez. A cor não era a mesma, e no fim , como achei que estava com muito açúcar, deitei-lhes uma chávena de agua que estragou tudo ou quase..Não ficaram com aquela capinha rósea de açúcar. Estão , mesmo assim bons. Com uma camada muito pequenina quase semicaramelizada e que os deixou diferentes. Bons para saciar como recomenda o Dr Oz. Depois de os retirar da panela pu-los a arrefecer num tabuleiro.Já frios foram para uma frasco na despensa a aguardar serem comidos. Claro que sei por que motivo não ficaram bem. O segredo é que depois de começarem a ferver tem de se mexer bem, estar quase sempre a mexer para que o açúcar va agarrando ao redor do amendoim, lentamente. Foi o que me faltou fazer. Espero que tenham aprendido com os meus erros e façam um amendoim doce de comer e chorar por mais a miúdos e graúdos.Bom apetite!!

domingo, 24 de abril de 2011

Boca de Ressureiçao

Solto os galgos doidos dos meus olhos
Que vão , em correria alucinada,
Espojar-se nos lilases que te jazem sob os pés.
.

Faz-se líquido , o cristal redondo do meu corpo
A desprender-se em gotas demoradas
No acetinado rosa dos teus dedos.
.

De ti parto e a ti volto. Sempre.
E , já não sei se és pátria
Ou a terra dos meus degredos.

Sei que, em ti repousa a luz inequívoca dos meus sonhos.
Ao teu corpo vão esbarrar os meus soluços
A ti, me vejo amarrada, com a alma de bruços.

a alternar sussurros de oração com clímaxes medonhos..

E a Pascoa ,Hoje


Sim, mais uma!O dia começou radioso,quente, a lembrar-me Pascoas da minha infancia, que se perdem nos longes da minha memoria,em que eu flutuava na vaidade feliz do meu vestido novo, feito pela mãos hábeis e amorosas de minha mãe.
Dia de roupa e sapatos a preceito para ir à missa e depois de almoço, beijar o Senhor na cruz carregada pelos homens ou/e rapazes que acompanhavam o saudoso Padre Augusto, ajoujado na sua longa batina negra, a alva que já não era muito alva, o cansaço pelo caminho longo, o calor do sol, e o peso dos anos..
Na verdade o Padre Augusto , que Deus Haja teria mais queixas a apresentar do seu próprio peso ,do que do peso que em si tinha a sua idade. Era um homem corpulento, cheio, que se deslocava entre as terras da freguesia no seu inseparável cavalo a que chamava amigavelmente de mariola..
Em minha casa, a ultima a visitar todos os anos, demorava o séquito pascal sempre mais tempo, pois, para alem do descanso que seria saber que já não havia mais casa a visitar , mais saudações a repetir, mais copos de vinho, amêndoas e folar a aceitar ou rejeitar, era apetecível e necessário um descanso depois da subida um pouco dolorosa. Era para mim um regalo, ver aquela gente toda de opas escarlates, refastelar-se, dividindo-se entre o nosso sofá- que era o banco de trás, de um velho carro que meu pai teve,coberto com um cretone floridissimo- e as restantes cadeiras da sala, de chão encerado, que eu me tinha afadigado a fazer brilhar!!
A Pascoa de hoje não tem nem de longe nem de perto, a poesia das Pascoas de antanho. O anho foi assado e comido num restaurante, eu não estreei a roupa nova, não fui à missa e a minha casa não tem a visita Pascal. Alias,nem sequer passei por qualquer manifestação de Pascoa,a não ser por uns sonoros foguetes lançados de quando em vez .
Mas nada de ouvir o tilintar inolvidável da velha campainha que na frente anuncia a chegada da Cruz.Nem sequer! E tive saudades.

domingo, 17 de abril de 2011

domingo de ramos

Hoje, quando me dirigia para o ginásio, reparei que havia uma procissão que aglutinava umas quantas pessoas que não sei precisar, atrás de umas folhas de palmeira e presumo que , atrás do pároco da igreja que fica mais próxima da minha casa.Estava a alguma distancia e pude adivinhar o padre paramentado , talvez de roxo, um acólito novinho de vestes brancas e com um turíbulo pendurado das mãos.
E pus-me, então a pensar nas causas do afastamento da maioria das pessoas de ritos como este.Será que dantes as pessoas iam à igreja pela necessidade de se sentirem mais próximos de um Deus que estivesse mais atento as suas vidas de pobreza?A verdade é que hoje a exclusão social tem outras características bem diferentes da de outrora.A toxicodependência, a Sida,a ausência de Redes Sociais de proximidade, a desestruturação da Família, a inexistência de hábitos de trabalho,a inexistência de códigos e valores morais, criaram uma sociedade, perfeitamente alienada e a viver perfeitamente a leste destes actos que dantes eram absolutamente obrigatórios.E ...mea culpa, mea máxima culpa pois eu de facto também não acorro hoje a estas praticas.As vezes penso que terá sido porque meu pai, todos os domingos , chovesse, ou nevasse, obrigava a sua prole a levantar-se cedinho para se arranjar( o arranjar era lavar e por o único fato domingueiro que havia) e segui-lo a ele e a minha mãe,em fila indiana, ate junto do saudoso Padre Augusto, já preparado quase sempre para a Celebração da santa Missa.Meu Deus quantos bocejos disfarçados..
A verdade é que a minha ligação ao Divino nunca se perdeu . Embora não se faça nesses moldes, tenho a necessidade diária de elevar o meu pensamento e ..agradecer a Deus, ao Universo, a uma estranha força Universal por tudo o que tenho na minha vida.
Hoje, Domingo de Ramos, eu não assisti a missa nenhuma, não comunguei muito menos, não fui a nenhuma procissão , nem sequer comprei um raminho de alecrim e oliveira à, gente pobre que, todos os anos os vende, na Praça do Marques.
Mas usando esta via, de forma publica, não posso deixar de agradecer tudo o que de bom recebi na vida.

sábado, 16 de abril de 2011

RECANTO das LETRAS

Quero divulgar aqui um blogue Brasileiro (perdoem-me a ignorância, se calhar não é Blog) que descobri recentemente. É o Recanto das Letras onde podemos publicar gratuitamente ate 3 poemas por dia.
Bom, poemas ou outras coisas que sejam criação nossa.Por isso visitem o Recanto onde, aconchegadamente vamos lendo umas coisas bem interessantes.
Eu estou a adorar, publicar uns poemas, que nunca viram a luz do dia.
Faço-o por volta das 11/11:30 h quando no Brasil sao 7/t:e picos . E assisto deste lado do Atlântico as leituras e comentários.
De mais!!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

as mulheres, as compras e a crise.

Eu sou doida por sapatos!!se eu tivesse "posses"(gosto disto)haveria de comprar todos os meses pelo menos 2 pares de sapatos. O que, concordem comigo nem era muito se atendermos ao numero mensal. De facto criava-me depois um problema de arrumação pois ao fim de um ano eu teria 24 pares.Lindos de certeza e 24 pares!!Isto nem seria grave se eu não fosse a "somitica"que sou para me desfazer dos meus trapos, sapatos e quejandos. Andei anteontem com uns que la para Agosto ou Setembro farão 20 anos de vida!! É verdade. É o problema das coisas boas. Da-se uma "batelada" e depois temos que as gramar por uma vida. Não é o caso destes sapatos. São bons, confortáveis e actualissimos. Sim esta é a vantagem, de quem não vai atrás dos ventos da moda.Há coisas que são sempre actuais. Uso de este expediente porque não tenho dinheiro para modas o que não faz de mim uma oldfashioned. Não.
Hoje passei a minha hora de almoço a escolher uns sapatinhos novos.Numa daquelas sapatarias onde o mulherume acorre como se la os dessem!
Há lojas onde a crise se nota...alias , pelos vistos nota-se em tudo.Mas é um facto que o que mais continua a vender-se são os carros muito caros , os destinos turísticos para bolsas de marajás , e os restaurantes estão repletos.De facto muito mais no principio do mês..Será que estamos todos a ficar com a mentalidade dos socialmente excluídos e pelo menos uma vez no mês gastamos à tripa forra e depois apertamos o cinto os restantes 29 dias??
Não sei se já reparam que proliferam as lojas de artigos usados. Não é preciso ir a Madrid ou Londres...há lojas que vendem roupa usada e pelos vistos as coisas não ficam como monos nas lojas dos novos.
É a crise , minhas amigas, é a crise. Veio para ficar.Pelos vistos durante muito tempo.

terça-feira, 12 de abril de 2011

O Sr Carlos

O álcool produz dependência tanto psicológica como física. O alcoolismo geralmente interfere com a capacidade de se relacionar e de trabalhar e determina muitos comportamentos destrutivos. Os alcoólicos costumam estar intoxicados diariamente. A embriaguez pode alterar as relações familiares e sociais e provoca frequentemente divórcios. O absentismo extremo ao trabalho pode conduzir ao desemprego. Os alcoólicos frequentemente não conseguem controlar o seu comportamento, tendem a conduzir veículos tendo bebido e sofrem lesões físicas por quedas, brigas ou acidentes automobilísticos. Alguns alcoólicos podem também tornar-se violentos.

Causas

A causa do alcoolismo é desconhecida, mas o consumo de álcool não é o único factor. Aproximadamente 10 % das pessoas que bebem álcool tornam-se alcoólicas. Os familiares consanguíneos dos alcoólicos têm uma incidência mais alta de alcoolismo do que a população em geral. O alcoolismo tem também mais probabilidades de se desenvolver nos filhos biológicos dos alcoólicos do que nos adoptados, o que sugere que o alcoolismo implica um defeito genético ou bioquímico. Algumas investigações sugerem que as pessoas em risco de ser alcoólicas se embriagam com menos facilidade do que os não alcoólicos; isto quer dizer que os seus cérebros são menos sensíveis aos efeitos do álcool.
Para além de um possível defeito genético, existe um certo substrato e traços de personalidade que podem predispor uma pessoa para o alcoolismo. Os alcoólicos geralmente provêm de famílias desfeitas e as relações com os pais estão frequentemente alteradas. Os alcoólicos tendem a sentir-se isolados, sós, tímidos, deprimidos ou hostis. Podem exibir comportamentos autodestrutivos e ser sexualmente imaturos. Contudo, o abuso e a dependência do álcool são tão frequentes que os alcoólicos podem encontrar-se entre as pessoas com qualquer tipo de personalidade.


Fiz esta pesquisa, depois de hoje de manhã, ao dirigir-me, apressada, para a paragem do autocarro ter encontrado o Sr Carlos, um utente da S. Social , que acompanhei durante algum tempo.
O Sr Carlos é alcoólico há muitos anos e por muito que tentasse não consegui nunca integra-lo numa unidade de recuperação e que ai se mantivesse , sequer por uma semana.
Chegava , absurdamente embriagado, arrastando as palavras, numa dificuldade óbvia, cada vez mais magro e mal vestido, na demanda de qualquer pretensão que lhe permitisse melhorar a sua misérrima qualidade de vida.
Hoje, quis saber como estava,para la das evidencias.Não me reconheceu , a principio,(talvez pelos meus óculos de sol ) depois la foi dizendo, na resposta a minha pergunta que lhe cortaram o RSI, -o Sr Carlos não comparece às negociações do Programa de Inserção porque o Álcool não o deixa- e o sistema é cego.
Há que cortar!
Ha muito que deveria estar reformado por Invalidez pois o alcoolismo é uma doença.
Os filhos não querem saber de semelhante pai, que se arrasta como um vadio,pelas ruas da Cidade, depois de ter sido chefe no Lima 5 .Pobre senhor Carlos!
Pediu algum dinheiro para comer. Ainda lhe respondi, com uma fingida rispidez: Veja la se é para beber Sr Carlos! mas garantiu-me, jurou a pé junto, que só bebia agua!!:)E eu ri para mim!
La foi, e eu fiquei parada, já na paragem de autocarro a vê-lo entrar na frutaria de onde saiu quase logo, a meter na boca uma peça de fruta, com os dedos juntinhos. e depois afastava-a e olhava para ela.
Como me senti , envergonhada, do misero Euro que lhe dei,quando sou capaz de gastar 20 numa futilidade qualquer...

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Diário da República nº 28 - I série

'Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de
dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas...'
Guerra Junqueiro, in "Pátria", escrito em 1896



Diário da República nº 28 - I série- datado de 10 de Fevereiro de 2010 - RESOLUÇÃO da Assembleia da República nº 11/2010.

Poderão aceder através do site http://WWW.dre.pt

Algumas rubricas do orçamento da Assembleia da Republica
1 - Vencimento de Deputados .................................................12 milhões 349 mil Euros
2 - Ajudas de Custo de Deputados.............................................2 milhões 724 mil Euros
3 - Transportes de Deputados ...................................................3 milhões 869 mil Euros
4 - Deslocações e Estadas .........................................................2 milhões 363 mil Euros
5 - Assistência Técnica (??) .......................................................2 milhões 948 mil Euros
6 - Outros Trabalhos Especializados (??) ...................................3 milhões 593 mil Euros
7 - RESTAURANTE,REFEITÓRIO,CAFETARIA...............................................961 mil Euros
8 - Subvenções aos Grupos Parlamentares................................................970 mil Euros
9 - Equipamento de Informática ................................................2 milhões 110 mil Euros
10- Outros Investimentos (??) ....................................................2 milhões 420 mil Euros
11- Edificios ...............................................................................2 milhões 686 mil Euros
12- Transfer's (??) Diversos (??)................................................13 milhões 506 mil Euros
13- SUBVENÇÃO aos PARTIDOS na A. R. .................................16 milhões 977 mil Euros
14- SUBVENÇÕES CAMPANHAS ELEITORAIS ...........................73 milhões 798 mil Euros
NO TOTAL a DESPESA ORÇAMENTADA para o ANO de 2010, é :€ 191 405 356,61 (191 Milhões 405 mil 356 Euros e 61 cêntimos) - Ver Folha 372 do acima identificado Diário da República nº 28 - 1ª Série -, de 10 de Fevereiro de 2010.

É VERGONHOSO...., O POVO É QUE TEM DE PAGAR !!!!!!!!!!!!

O porquê de Portugal estar na falência!
Como se chama a isto em Português?

PORQUE ESTAMOS NA FALÊNCIA??????

420.000,00 €
TAP
administrador
Fernando Pinto


371.000,00 €
CGD
administrador
Faria de Oliveira


365.000,00 €
PT
administrador
Henrique Granadeiro


250.040,00 €
RTP
administrador
Guilherme Costa


249.448,00 €
Banco Portugal
administrador
Vítor Constâncio


247.938,00 €
ISP
administrador
Fernando Nogueira


245.552,00 €
CMVM
Presidente

Carlos Tavares


233.857,00 €
ERSE
administrador
Vítor Santos


224.000,00 €
ANA COM
administrador
Amado da Silva


200.200,00 €
CTT
Presidente

Mata da Costa


134.197,00 €
Parpublica
administrador
José Plácido Reis


133.000,00 €
ANA
administrador
Guilhermino Rodrigues


126.686,00 €
ADP
administrador
Pedro Serra


96.507,00 €
Metro Porto
administrador
António Oliveira Fonseca


89.299,00 €
LUSA
administrador
Afonso Camões


69.110,00 €
CP
administrador
Cardoso dos Reis


66.536,00 €
REFER
administrador
Luís Pardal: Refer


66.536,00 €
Metro Lisboa
administrador
Joaquim Reis


58.865,00 €
CARRIS
administrador
José Manuel Rodrigues


58.859,00 €
STCP
administrador
Fernanda Meneses


3.706.630,00 €


51.892.820,00 €
Valor do ordenado anual (12 meses + subs Natal + subs férias)



926.657,50 €



Média Prémios




52.819.477,50 €



900,00 €
Média de um funcionário público


58.688,31 - nº de funcionários públicos que dá para
pagar com o mesmo dinheiro...

E DEPOIS AINDA QUEREM SABER SE A MALTA
ESTÁ DISPOSTA A ABDICAR DO SUBSÍDIO DE
FÉRIAS E/OU NATAL PARA AJUDAR O PAÍS...

Não há mesmo moralidade!!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Epistolografia Norte/Sul

Ali ao lado há uma musica lenta,calma,triste.Com um não sei que de
árabe,marroquino talvez e dai talvez não. Que sei eu de musica? Que
distinções e apreciações permitem o meu ouvido durissimo?Nenhumas!!.
Oiço ,porque, de facto, não sou surda, apenas.Mas nada de divagar
sobre a qualidade a afinação, a pertença,a execução.Isso são
pormenores, que ,se calhar ,toda a vida considerei de somenos.
Queimem-me viva os músicos,musicólogos e musicomanos.
A verdade é que a musica é ,comigo, ou absorvida ou pura e
simplesmente ignorada. Se a absorvo é porque diz algo e ai um misto de
sensações são possíveis: Alegria, tristeza, dor, saudade, raiva . Com
aquela ali ao lado fiquei subitamente muito triste. Tocou em algo que
não consigo , (não consegui ainda),identificar.
É o tempo talvez! curiosa esta nossa tentativa de buscar fora de nos
os motivos. Geralmente sempre que de forma imediata não descortinamos
a causa de qualquer coisa , la estamos nos.
bom mas isto é psicologia básica.
Lembrei-me de te escrever.Talvez porque sei que o teu tempo é escasso
e não podes tu entregar-te a tarefa;talvez pela minha necessidade de
exorcizar algo; ou simplesmente porque urge uma catarse. Sei la! De
facto não sei ,querida amiga , (a entendida nestas coisas és mesmo tu)
mas , as tantas é um conjunto de todos estes factores. E como eu fujo
de estar triste !
Bom mas isto das minhas tristezas falarei para uma outra vez.

E ,"as palavras são como as cerejas". Porque raio se diz isto Teresa? As
Cerejas comem-se e as palavras não! Deve querer dizer que se prendem
umas as outras...Nao tenho inteligencia para tanto..
Mas ,hoje de manha olhei estupefacta para a montra de uma Óptica
perto da minha casa e mesmo em frente da paragem do Autocarro onde
aguardava calmamente o transporte para o emprego. Atravessei a rua,
sim, precisei de atravessar a rua e vi deliciada vários poemas de
Florbela Espanca, escritos numa letrinha simples e até um pouco
infantil e um outro poema de Ricardo dos Reis que ocupava a parte
principal da montra, dada a extensão.
Na altura, só me acudiu ir la dentro perguntar a menina da lojas: "Quem
é que aqui gosta de Florbela Espanca?E ela, entre admirada e divertida,
respondeu que era ela .
Agora ,depois de voltar a pensar no assunto, ocorreu-me que devia ser para que as pessoas verificassem as suas capacidades visuais e que melhor do que ler poesia? Claro que fiquei satisfeita com os poetas eleitos .Copiar poemas de Florbela ou
de Pessoa, sempre dignifica quem o faz.
Já reparaste como o meu cérebro é tortuoso?Acompanhas-lhe os seus
volteios acrobáticos??Isto tudo em relação à vida, à tua vida é porque
o tal poema -que te queria enviar nos aconselha a não questionar a
vida e a deixar apenas que aconteça.
Isto claro de uma forma simplista.Envio-to depois, mas se calhar ate conheces..
Vou deixar-te. Fico a aguardar que tenhas tempo para um feedback!
Um grande abraço da tua amiga do Norte,
Eulalia.

Se Eu Quiser Falar Com Deus - Elis Regina - Capela

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vamos falar de ferias

As ferias ainda estão um pouco longe para uns e para muitos serão mesmo uma miragem.Hoje, no dia em que José Sócrates anunciou ao pais a sua decisão de estender finalmente a mão à Europa,depois de -talvez pelo seu arreigado habito de dar somas principescas pelas vestimentas de luxo- longo tempo, num orgulho estúpido de aristocrata arruinado,que se fecha hermeticamente naquilo que foi outrora e se nega a aceitar a evidencia,então lembrei-me que muita gente, eu incluída, não vamos ter dinheiro para uns míseros dias de papo ao sol num óptimo resort ou numa praia dourada e longínqua.
Para ficar por aqui nesta imagem estereotipada de descanso , sol e lazer.Mas, claro , que há vários gostos e varias escolhas de destinos de ferias.
Então , vamos la ver.
Possivelmente muitos de nos poderá efectivamente ver as suas ferias afectadas pelas medidas de austeridade .Mas,se não podemos ter ferias no exterior, vamos la novamente ao "faça ferias cá dentro" uma vez que é com o dinheiro que for investido no nosso pais que se dinamiza a nossa economia que esta pelas ruas da amargura.
Obviamente que eu sei que milhares de portugueses estão endividados ate ao pescoço e de facto já há muito abdicaram mesmo de ferias.Mas, decerto que continua a haver aqueles que em vez de uma poupança que lhe permite criar um balaozinho de oxigénio que usará na 1ª falta de ar , haverá sempre quem prefere ir de ferias a qualquer preço e muitos mesmos usando o cartão de credito.
Ui ui ui!!! o rumo que isto tomou afinal quando o que eu queria era apenas sugestões para passar cá no nosso pais, com recantos maravilhosos ainda por descobrir,umas ferias simples e baratuchas.
Quem sabe ainda existem? e se trocarmos de casa? Eu ,que vivo no Porto cedo a minha casa a alguem de outra parte do pais ou do mundo.
Proposta feita e nao digam que nao é honesta..

terça-feira, 5 de abril de 2011

Pode ser ! Ou nao!!

Não deixe o amor passar. Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida. Se os olhares se cruzarem e neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Carlos Drummond de Andrade

Gostei tanto que tambem vou publicar no tintadeguache!!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A mulher e o trabalho

É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem.Sómente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.

Simone de Beauvoir.


Segunda-feira de manhã, preciso de tudo ,de todas as citações , de tudo o que me encoraje , me dê força e ânimo para mais uma semana de trabalho.
Custa-me a mexer o corpo, o cérebro parece embotado e nem um sol magnifico me alicia a meter mãos ao trabalho. Alias,depois de ter passado a minha tarde de domingo a apanhar o 1º sol "de corpo inteiro", que fez as minhas delicias, direi mesmo que pelo contrario.
Logo, ao ver este sol, o que me apetece é fazer tudo menos permanecer na sombra e quietude de um gabinete de trabalho.

Falemos,então,um pouco, da distancia que nos separa ainda dos nossos parceiros:
Ela existe ou não?

A Convenção Nº 111 da O.I.T – Organização Internacional do Trabalho,
considera que a discriminação constitui uma violação dos direitos enunciados na
Declaração Universal dos Direitos Humanos. Diz ainda, que discriminação compreende
qualquer outra distinção, exclusão ou preferência que tenha por efeito anular ou reduzir a igualdade de oportunidade ou tratamento no emprego ou profissão.

Sobre isto pouco há a dizer. Alem do mais, a distancia que me/nos separa dos homens, parece manter-se.
São, sobejamente, conhecidos pela maioria, os critérios de selecção de Bancos, e um sem-numero de empresas que exige que a mulher assine um contrato com uma clausula que lhe proibe engravidar.

Continua-se a perguntar : Igualdade? Que igualdade?

Em artigo de 9/03/2011, Clarissa Silva Ribeiro, advogada brasileira, diz:

"As mulheres, hoje, muitas chefe de família, além de suarem o dia inteiro no mercado de trabalho, precisam dar conta de todo o resto .
Na verdade, as mulheres apenas acumularam tarefas e responsabilidades. Antes bastava apenas serem boas mães e esposas. Hoje, necessitam ser super mulheres: precisam ser boas profissionais, estarem bonitas,..., bem vestidas, serem eficientes, inteligentes, cultas, bem-humoradas, etc., e tudo isso cuidando bem da casa, do marido, dos filhos! Ufa!

Não se pode negar que as mulheres conquistaram o mercado de trabalho, inclusive ocupando posições antes tipicamente masculinas, porém, da dupla, ou até tripla jornada em alguns casos, sobreveio uma série de consequências nefastas, como, por exemplo, o stress, as doenças cardíacas e a depressão".

Quanto ao seu salário que me parece que deveria ser exactamente igual ao dos homens exercendo a mesma categoria profissional parece que ainda é substancialmente inferior .E mesmo que não seja "substancialmente" a verdade é que o facto de ser inferior é por si só uma descriminação negativa.
A diferença salarial entre os dois géneros diminuiu consideravelmente na ultima década, passando de 16,3% em 2000, para 10,2 % em 2010.
Portanto, ainda temos um longo caminho a percorrer.

Maravilha das maravilhas: Creio que desentorpeci e ate consegui "fazer pela vida" enquanto este post ia evoluindo.
O dia já não me parece tão difícil, agora.

Boa semana de trabalho!
E.G.

Adivinha

Hoje o Futebol Clube do Porto tornou-se campeão. E a minha pergunta é - quantas crianças melhoram de vida por causa disso?
Resposta : Cerca de vinte. Porquê só vinte? Adivinhem :)